Como separar fato e opinião
- livroestrategias
- 6 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Quando lemos um texto, podemos pensar "Qual dessas afirmativas posso provar?" ou "Que afirmativas refletem as crenças e pensamentos do escritor?". Quando respondemos à primeira questão, encontramos o fato. Quando respondemos à segunda, determinamos a opinião.
Veja a notícia abaixo:
Pessoas inteligentes são mais felizes sozinhas, sugere pesquisa
Antes só do que mal acompanhado? Para as pessoas mais inteligentes, o ditado popular muda, bastando apenas afirmar "antes só", não importando quem é o amigo. Elas se sentem mais felizes quando estão sem nenhuma companhia. É o que diz um estudo publicado no British Journal of Psychology.
Para os psicólogos evolucionistas Satoshi Kanazawa, da London School of Economics, e Norman Li, da Universidade de Cingapura, isso ocorre porque quem possui QI mais elevado consegue se adaptar melhor a círculos de amizades menores.
No estudo, foram entrevistadas 15 mil pessoas entre 18 e 28 anos. A pergunta feita pelos pesquisadores era simples: você se sente feliz? As respostas foram analisadas de acordo com o lugar onde viviam os participantes e quão frequentes eram suas interações sociais.
As pessoas que vivem em áreas mais densamente povoadas relataram menor satisfação com a vida em geral. Mas, quanto mais interações sociais com amigos próximos os entrevistados diziam ter, maior era a felicidade relatada --somos seres sociais e precisamos de amigos.
Mas houve uma exceção no estudo. Para as pessoas mais inteligentes, essas correlações foram diminuídas ou até mesmo invertidas. Ou seja, quem possui QI mais elevado não se importa tanto com as agruras da vida em grandes cidades e se sente melhor com menos interações com os amigos.
"O impacto da densidade populacional na satisfação com a vida foi mais do que duas vezes maior entre indivíduos com QI baixo em comparação com indivíduos com QI alto. E indivíduos mais inteligentes estavam menos felizes quando se socializavam com seus amigos com mais frequência", dizem os pesquisadores.
Fonte: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/02/22/pessoas-inteligentes-sao-mais-felizes-sozinhas-diz-pesquisa.htm
Podemos provar que quem possui QI mais elevado consegue se adaptar melhor a círculos de amizades menores?
Obs: Levar o aluno a perceber a importância dos estudos científicos para obter afirmativas factuais.
Komentarze