Como encontrar pistas textuais
- livroestrategias
- 20 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Um texto traz pistas contextuais, por isso, ao ler uma palavra desconhecida, o leitor não deve ir correndo consultar o dicionário. Antes disso deve tentar descobrir o significado da palavra analisando como essa palavra é usada no contexto em que se encontra e que outras palavras da mesma sentença podem ajudar a descobrir o sentido pretendido.
A cor do nosso amor
Cor do querer, que mistura e clareia de acordo com o sorriso torto dos pincéis. Pincéis que pedem céus de batom e mares de beijos melados. Todos vibrantes e malandros.
Imensidão colorida, que anseia mais e descobre lá um cavalete deserto, pronto para ser pincelado com as venturas de uma vida em tela branca. Sem regras, podemos traçar nossas invenções e nos definir como pintores da nossa própria história.
Lilás fraterno que escorre pela espátula e pinga amores no chão da nossa casa. Diz juntinho de mim. Sou o teu colorido a fazer molduras em torno das nossas felicidades irretocáveis. Querer querido, de alegrias contorcidas e dores estendidas, mas nada que o nosso deitar não resolva. Deitar tom vermelho e verde, que dorme entre nós e acorda marrom. Mistura linda de cores e amores.
Amor agitado que desordena pincéis de emoções e aquarelas de concessões dentro do nosso estojo de lençóis matizados. E que assim a nossa paleta esteja sempre preenchida e a tela que pintamos juntos nunca desbote.
Fonte: Frederico Elboni, Um sorriso ou Dois, editora Benvirá
1- Nesse texto, a palavra cavalete significa o conceito 1 ou 2?:
cavalete1
ê/
substantivo masculino
1.
estrutura móvel, por vezes dobrável e ger. com três pés, que serve de suporte para tela, prancha de desenho, quadro-negro etc.
2.
armação em que marceneiros, carpinteiros, mecânicos etc. apoiam seus instrumentos de trabalho.
2-Destaque no texto a palavra ou palavras que o auxiliaram a responder à questão anterior.
Comments