Como distinguir causa de consequência
- livroestrategias
- 9 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Alguns gêneros textuais abordam relações de causa e consequência. Um leitor habilidoso busca reconhecer esses diferentes eventos e separá-los. Para isso, pergunta-se: Que evento motiva o outro?
A resposta a essa pergunta é a causa, a razão que provoca outro evento.
Se o texto não traz as causas de forma explícita, é possível reconhecê-las acionando o conhecimento de mundo.
Vejamos, se dizemos:
Desculpe, cheguei atrasada.
Qual pode ser a razão?
O evento que motivou?Dormi demais, o trânsito estava engarrafado, houve greve geral, etc....
Qual era mesmo o evento?“cheguei atrasada.”
Agora, vamos analisar o texto abaixo:
Desacreditada por médico, garota que nasceu com microcefalia vira modelo
FABIO PONTES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MANAUS
Folha de São Paulo, 02/03/2017
Quem vê a modelo Ana Victória, 17, entusiasmada diante da câmera e repetindo à risca as orientações dos instrutores no estúdio não pode imaginar que aos oito anos de idade ela recebeu como sentença "uma incapacidade permanente para a vida social".
Esta foi a explicação do médico para a família, que ainda incluía restrições no convívio escolar e descartava por completo a possibilidade de um dia ela trabalhar. Ana Victória Lago de Souza nasceu com microcefalia e acredita ser a primeira modelo brasileira com esta condição.
Natural de Boa Vista, ela hoje vive em Manaus com os pais e duas irmãs mais novas –uma delas, Maria Luiza, 15, também com microcefalia. Ela assinou no mês passado um contrato, com duração de um ano, com a BM Model, agência de modelos de Manaus com projeto para revelar modelos com algum tipo de necessidade especial.
Evento: Virou modelo
Causas possíveis: Persistência e amor da mãe, não deu crédito as afirmações feitas pelo médico, a existência de um projeto de inclusão para modelos especiais,...
Comments